AVEIRO: REITORIA SUBSCREVE DOCUMENTO SOBRE IMPORTÂNCIA DO CENTRO DE PRODUÇÃO DO NORTE DA RTP.

Os reitores das seis universidades públicas do Centro e Norte do país defendem a importância do Centro de Produção do Norte da RTP e consideram "interessante" sediar o segundo canal no Porto.

Segundo adianta o JN, o documento assinado pelos reitores universidades de Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro, refere que "atribuem grande importância para a atividade das suas universidades e para reforço das dinâmicas de toda a região, que exista no Centro de Produção do Norte (CPN) da RTP atividade de produção significativa".

Os reitores expressam "a sua vontade de participar na definição de programas para a consolidação da área do audiovisual e dos novos media que consigam articular as áreas de ensino, investigação e inovação empresarial e que apoiem a produção pelas empresas de conteúdos de comunicação da atividade desenvolvida, de comunicação da região e da sua estratégia de desenvolvimento e ainda as apoiem no acesso a novos mercados além-fronteiras".

Recorde-se que a Universidade de Aveiro tem produzido conteúdos que são transmitidos pelo Canal 2 sabendo-se que esta madrugada estreou uma série de documentários que mostram biodiversidade da ria de Aveiro Chama-se “Viajantes do Ar” e é um documentário produzido e realizado pela Universidade de Aveiro. Centrado na diversidade de aves da ria de Aveiro, o trabalho aborda também as principais características que adaptam estes animais ao voo.

“No seu conjunto, os documentários têm como objetivo dar a conhecer aspetos sobre a biodiversidade, em particular da Ria de Aveiro, uma zona húmida de beleza paisagística única no país”, aponta Ana Maria Rodrigues, bióloga da UA. A responsável pelo projeto, juntamente com o biólogo Victor Quintino, acrescenta que todos os filmes, que serão emitidos no canal público durante o primeiro trimestre de 2014, “pretendem sensibilizar o público para a necessidade de gerir de forma equilibrada os recursos naturais da ria de modo a não pôr em causa o seu património natural”.

A equipa do projeto é constituída por Ana Maria Rodrigues e Victor Quintino (DBio/CESAM), Fernando Leão (IDAD), Gilberto Vasco, Luís Melo, João Oliveira e Pedro Henriques (STIC) e Mariana Sousa Santos, Rui Pedro Lamy e Paula Pérez (bolseiros do projeto). O grupo contou ainda com a colaboração da jornalista Catarina Lázaro, de Vítor Teixeira (SCIRP) e de Fernando Rodrigues.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt