Um estudo do IPAM sobre hábitos de consumo dos aveirenses em tempo de natal conclui que a maioria opta pelas compras no comércio tradicional. Realizado entre 7 e 14 de dezembro, o estudo revela que os aveirenses vão gastar em média 284 euros em compras neste Natal. A maioria dos inquiridos opta por realizar as compras no comércio de rua (43%), sendo que 39% aposta nos centros comerciais. Apenas 2% opta pela web para fazer compras natalícias.
Dados que configuram uma surpresa, na leitura do coordenador do estudo Joaquim Marques. “Esse é o dado mais curioso que obtivemos neste estudo”.
Cerca de 80% dos inquiridos referem que irão efetuar cortes nos presentes para adultos, seguidos de cortes na compra de ornamentações de Natal (42%) e dos presentes para crianças (21%).
Usando como termos de comparação o ano de 2012, pode dizer-se que 67% da amostra afirma que irá gastar em 2013 um valor igual ao do ano passado. 26% indica que vão gastar um valor inferior ao ano anterior e apenas 7% das pessoas inquiridas referem que irão aumentar os seus gastos em relação a 2012.
Para os adultos, os maiores gastos serão efetuados em prendas relacionadas com outros (31%), seguidos de roupas e sapatos (10%), livros (10%), perfumes (10%) e chocolates (9%).
Nos gastos relacionados com as prendas para a faixa etária 12-18 anos, 41% dos inquiridos indica que irá oferecer livros. Para as crianças, a opção mais escolhida para os presentes de natal é livros (36%), seguida de brinquedos (22%), roupa e sapatos (12%) e jogos eletrónicos (9%). Diário de Aveiro |