'CANIL DE AVEIRO VAI ENCERRAR. CONSTRUIREMOS UM NOVO NUM PROJECTO INTERMUNICIPAL COM INCINERADORA PARA QUEIMAR CADÁVERES' - RIBAU ESTEVES.

O Presidente da Câmara de Aveiro admite estar em conversações para fazer do próximo canil "um investimento intermunicipal que sirva os municípios que não dispõem de estruturas deste tipo".

Para já não há informações sobre o calendário a cumprir quanto à nova obra. Apenas a certeza de que o velho canil é mesmo para encerrar porque não oferece condições de salubridade. "Já está decidido. Vamos encerrar o canil de Aveiro porque é uma estrutura péssima que, por exemplo, drena os seus efluentes para as lagoas do Parque da Sustentabilidade. É uma situação que não admito. Não tem condições para os animais, é poluidor e não aceito essa situação. A Câmara decidiu implementar o encerramento", garantiu, em declarações à Terra Nova.

"Temos um acordo com o município de Ílhavo e com o canil local que nos ajuda a gerir o facto de Aveiro não ter canil. Teremos um canil novo com muita qualidade e que cumpra a Lei. Será, eventualmente, um projecto intermunicipal. Estamos a 'conversar' com outros municípios que não tem canil, para desenvolver um projecto intermunicipal que tenha incineradora para tratar dos cadáveres e quase ninguém tem isso porque é uma coisa cara. Anunciarei novidades nas próximas semanas", disse.

Ribau Esteves diz que o canil de Ílhavo "é a solução no imediato" enquanto decorre o processo para a construção de um novo canil.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt