O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz da GNR, através do Subdestacamento de Aveiro, procedeu, na madrugada de ontem, a uma operação de fiscalização na zona de Antuã, Estarreja, que resultou na apreensão de quase duas toneladas de amêijoa japonesa.
Segundo deu a conhecer esta força policial, em comunicado, a operação aconteceu por volta da uma hora da madrugada, na estação de serviço de Antuã da A1, quando “foi fiscalizada uma viatura que transportava diversos sacos de rede que continham no seu interior bivalves vivos, nomeadamente amêijoa japonesa, sem que nenhum dos sacos tivesse etiqueta que permitisse assegurar a sua origem”. A GNR faz ainda saber que era ainda “transportada diversa amêijoa sem as medidas regulamentares para ser comercializada (quatro centímetros)”.
No total, especifica o Destacamento de Controlo Costeiro, “foram apreendidos 1.881 quilogramas de amêijoa japonesa com o valor de 10.040 euros”. No desenrolar desta operação foi ainda “identificado o proprietário da amêijoa, um cidadão de nacionalidade brasileira e residente em Lisboa”.
De acordo com a GNR, os bivalves apreendidos “aguardam a inspecção higio-sanitária por veterinário competente a fim de ser dado o competente destino”.
Diário de Aveiro |