NAÇÕES UNIDAS RECONHECEM ÁGUEDA COMO 'COMUNIDADE HABITÁVEL'.

O Município de Águeda foi distinguido no início deste mês com o primeiro prémio da categoria “Melhores Práticas Ambientais” dos prémios Internacionais para as Comunidades Habitáveis (Liveable Communities) e o prémio Prata na categoria 'Cidades com população até 20 mil habitantes'.

Naquela que é considerada como os “Óscares Verdes”, a única competição mundial para as comunidades locais que se centram na gestão ambiental e criação de comunidades habitáveis, Águeda "afirmou-se" no evento apoiado pelas Nações Unidas, e que juntou representantes de mais de 60 comunidades finalistas do mundo inteiro, cerca de 600 participantes.

O município apresentou a candidatura durante o primeiro semestre de 2013, tendo chegado às finais após uma selecção prévia de todas as candidaturas.

O evento, realizado entre 28 de Novembro e 2 de Dezembro, contou com a participação de Gil Nadais (Presidente da edilidade) e da técnica municipal, Célia Laranjeira, que defenderam os projectos de Águeda, ao longo de quatro dias de avaliação, perante um painel de especialistas no campo da gestão municipal e ambiental, e representantes das Nações Unidas.

Gil Nadais enaltece os prémios recebidos e a oportunidade de afirmar Águeda perante a comunidade internacional, referindo que “estes são o reconhecimento do trabalho realizado para promover o desenvolvimento harmonioso e sustentável entre sociedade, economia e natureza. São ainda um estímulo para continuar a fazer mais e melhor por Águeda”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt