Paulo Cavaleiro diz esperar do Governo novas soluções que garantam mais equilíbrio na cobrança de portagens nas antigas SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador). O parlamentar social democrata falava no plenário da Assembleia da República, na discussão de uma petição reclamando a suspensão de portagens na A22.
“O Governo promoveu descontos, mantendo o atual modelo, para veículos de mercadorias e motociclos. Não é o modelo perfeito, é o possível, mas o Governo está a estudar novas soluções, que possam garantir mais equilíbrio, mais justiça e mais respeito pelos princípios do utilizador-pagador”, disse o deputado eleito por Aveiro.
Admitindo que “a cobrança é assente em pórticos de critérios muito duvidosos, fora da lógica ideal”, e notando que o custo da sua aplicação era, em 2012, de cerca de 30 por cento da receita apurada, o parlamentar social democrata disse esperar do Governo “novas soluções”.
Para Paulo Cavaleiro, “não é possível nem sério introduzir o tema das portagens nas antigas SCUT, nomeadamente o caso da A22, sem falar-se do passado e das opções assumidas pelo anterior governo nesta matéria”.
Diário de Aveiro |