ÍLHAVO: BLOCO DE ESQUERDA VOLTA A QUESTIONAR COMISSÃO EUROPEIA SOBRE ANDAMENTO DO PCI.

O Bloco de Esquerda endereçou uma nova pergunta à Comissão Europeia pedindo esclarecimentos sobre a evolução do processo do Parque da Ciência e Inovação que tem sido contestado por ambientalistas. Em 23 de janeiro de 2012, já tinha apresentado uma pergunta sobre o PCI, o que levou a Comissão Europeia a anunciar "uma investigação aprofundada do problema".

Na questão apresentada pelas eurodeputadas Marisa Matias e Alda Sousa a Comissão é questionada sobre se "existe já algum projeto aprovado".

O texto recorda que "organizações ambientalistas portuguesas já por diversas vezes apontaram localizações alternativas, designadamente numa das numerosas zonas industriais degradadas que existem na região" que nos moldes atuais "o projeto terá de ser construído todo de raiz".

Questionam a Comissão sobre “as atuais políticas europeias de investimento na reabilitação do território" e sobre uma possível contradição entre essas políticas e o desenvolvimento de um projeto novo “em terrenos agrícolas em atividade e em terrenos da Reserva Ecológica Nacional”.

“Como pode a Comissão permitir o financiamento de um projeto com estas características?", questionam.

As eurodeputadas do Bloco de Esquerda questionam ainda se a Comissão Europeia já analisou a queixa apresentada pela Quercus sobre a violação da legislação comunitária apresentada na ocupação da Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro por parte do PCI.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt