O Executivo Municipal de Ílhavo reúne, esta quarta-feira, para analisar e votar as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2014. Em 2012, o Orçamento fixou-se nos 46 milhões de euros e, em 2013, nos 38,4 milhões com um volume de investimento na ordem dos 22 milhões.
Seguindo uma tendência já assumida nos últimos anos e também por outros Municípios que já aprovaram orçamentos para 2014 é possível que os valores voltem a baixar atendendo à conjuntura.
Depois de uma fase de obras públicas de grande dimensão que estão terminadas ou em fase de conclusão durante os próximos meses e atendendo ao cumprimento das obrigações legais de redução da despesa e de cumprimento da Lei dos Compromissos, pagando no máximo a 90 dias, é provável que os valores globais orçamentados voltem a sofrer uma redução.
As políticas sociais estão sob foco do Partido Socialista, que tem assento no executivo, mas também de outras forças representadas na Assembleia Municipal e que têm reclamado atenção especial a esta área em tempos de crise.
A transição para o próximo quadro comunitário (2014-2020) poderá não ter ainda a sua máxima expressão mas é certo que nos próximos anos esta virá a ser uma componente “chave” na captação de meios de investimento.
Em 2013 a despesa de funcionamento da Autarquia representava 43,9% do valor total do Orçamento e é possível que à quebra nas receitas e no valor do Orçamento volte a corresponder corte nas despesas de funcionamento da Câmara Municipal.
Esta será uma reunião de carácter público pela importância do tema e por se tratar de uma antecipação a pensar na apreciação do tema em Assembleia Municipal. Os trabalhos começam às 15h. Diário de Aveiro |