O Porto da Figueira da Foz ultrapassa os dois milhões de toneladas movimentadas num só ano. A administração da APFF decidiu celebrar esta marca histórica com a colocação de uma placa assinalando o facto já esta quarta-feira.
A cerimónia, com início ao meio-dia, junto à portaria do Porto Comercial, tem sobretudo um carácter simbólico, como sublinha José Luís Cacho, que lidera o Porto da Figueira da Foz desde que esta infra-estrutura portuária foi transformada em empresa pública (APFF).
“Trata-se, fundamentalmente, de homenagearmos todos os parceiros e colaboradores que têm contribuído para este crescimento assinalável do Porto da Figueira da Foz; um gesto de reconhecimento pelo dinamismo que o tecido empresarial figueirense, que a Comunidade Portuária tem evidenciado nos últimos anos. O sucesso de um porto está umbilicalmente ligado a essa dinâmica, a par do esforço e dedicação de todos os trabalhadores”.
O dia 11 de Dezembro ficará na história do Porto da Figueira da Foz como a data em que este Porto ultrapassou pela primeira vez os dois milhões de toneladas movimentadas num ano. Desta forma, 2013 vai ser o seu melhor ano de sempre, atingindo um valor que rondará os 2.100.000 de toneladas de tráfego de mercadorias, dando seguimento a uma tendência sustentada de crescimento, iniciada em 2009.
Ao longo dos últimos dez anos as exportações superaram sempre as importações, constituindo as primeiras, no agregado deste período, 58,27% do movimento total de mercadorias e as segundas 41,73% do mesmo total. Diário de Aveiro |