PAÍS: ACT DETETA IRREGULARIDADES AO NÍVEL DAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO NO SETOR DA CORTIÇA.

A Autoridade paras as Condições de Trabalho detetou trabalho não declarado no setor da cortiça. A ação decorreu na região de Santa Maria da Feira e foram detetadas irregularidades ao nível das máquinas e equipamentos de trabalho.

Ação desenvolvida pela Autoridade para as Condições do Trabalho, através do seu Centro Local de Entre Douro e Vouga em conjunto com inspetores da Segurança Social e com a participação do Inspetor Geral e do Subinspetor Geral da ACT.

Esta ação visou a deteção de trabalho não declarado, a dissimulação de contrato de trabalho e a verificação de condições de segurança e saúde.

Foram visitadas 12 empresas e detetadas irregularidades como salários em atraso, trabalho não declarado envolvendo 9 trabalhadores, inexistência de registos de tempos de trabalho, falta de organização dos serviços de segurança e higiene do trabalho, irregularidades várias ao nível das máquinas e equipamentos de trabalho, nomeadamente pela inexistência de equipamentos de proteção coletiva e falta de seguro de Acidentes de Trabalho.

“As empresas visitadas foram notificadas para entrega de documentos, que serão objeto de análise e adoção dos procedimentos adequados. Foram, ainda, adotadas notificações para tomada de medidas, em prazos fixados e suspensos os trabalhos numa situação de perigo grave e eminente aquando da utilização de uma rabaneadora”, adianta o comunicado da ACT.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt