A Diocese de Aveiro vive este domingo Dia da Missão. É a concentração diocesana no encerramento da Missão Jubilar que assinala os 75 anos da restauração da Diocese. Uma celebração que pretende “encher de alegria e de festa as ruas da cidade aveirense e unir, na Eucaristia solene, em dia da Imaculada Conceição” com a presença de milhares de cristãos provenientes das 101 paróquias que compõem a diocese.
"Um dia eu vou... Hoje é o dia!" é o slogan apresentado para esta jornada da Missão Jubilar dos 75 anos da Restauração da Diocese de Aveiro, que começará pelas 9h, em nove pontos diferentes da cidade, e se prolongará até às 16h30.
Pelas 10h30, na rotunda da forca, já com todos os participantes juntos, será mostrado o barco que é símbolo da Missão Jubilar e que ficará colocado num espaço central da cidade como monumento a recordar os 75 anos da Restauração da Diocese.
Depois disso, os presentes farão uma caminhada festiva rumo ao Parque Aveiro-EXPO onde, às 11h30, D. António Francisco presidirá à Eucaristia, no dia em que celebra sete anos como bispo de Aveiro e encerra o ano da fé na Diocese.
Também no Parque de Feiras haverá ainda uma grande exposição retrospetiva da Missão Jubilar e cada um dos dez arciprestados terá também patente uma exposição em que mostrará como foi vivido este último ano em cada um dos concelhos.
No dia 11 de Dezembro, quarta-feira, completam-se os 75 anos da Restauração da Diocese, pela execução da bula Omnium Ecclesiarum, de Pio XI. Na Catedral de Aveiro, às 19h, haverá uma concelebração eucarística presidida por D. António Francisco que contará com a presença dos presbíteros e dos diáconos da diocese.
No dia anterior, terça-feira, dia 10, também na Sé, haverá um concerto que contará com a presença da Orquestra Filarmonia das Beiras, do Coro da Catedral de Aveiro (CATEDRAV) e também do Coro Santa Joana. António Mário Costa será organista e a direção está a cargo de António Vassalo Lourenço. Diário de Aveiro |