ALBERGARIA: ASSEMBLEIA MUNICIPAL RATIFICA REDUÇÕES DO IMI PARA O MÍNIMO E DO IRS. AUTARQUIA ESPERA ESTAR A REPOR PODER DE COMPRA.

A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou, por unanimidade, a proposta da Câmara Municipal de descida do IMI de 0,4 para 0,3 (taxa mínima permitida) nos prédios urbanos avaliados nos termos do Código de Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI) e de 0,7 para 0,5 nos prédios não avaliados.

O mesmo órgão aprovou, igualmente, a descida em 20% da percentagem de IRS atribuída aos Municípios, que implica receber apenas 4% do total de 5% que a Câmara Municipal poderia dispor deste imposto.

Tais medidas totalizam uma quebra de receita superior a 820 000 euros em 2014. A autarquia abre mão de 700 mil euros de IMI e 120 mil euros de IRS.

Para António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, esta decisão representa o cumprimento de uma promessa do programa eleitoral. A compensação será feita na área da despesa corrente, através da “redução de gorduras”, sendo que, para este objetivo, espera contar com a colaboração de todos os funcionários da Câmara.

António Loureiro defende que é fundamental “começarmos a ser seletivos nos investimentos, apostar naqueles que tenham retorno de capital, investimentos que não só melhorem a qualidade de vida das pessoas, mas que produzam valor na comunidade”.

O autarca espera que o esforço produza efeitos ao nível do consumo com aposta no comércio local. “Gostávamos que, com este aumento de poder de compra, as pessoas privilegiassem o consumo no nosso Concelho, como forma de apoiar o comércio tradicional e criar emprego.”


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt