A terceira edição do prémio literário Aldónio Gomes será dedicada ao conto e as as obras candidatas poderão ser enviadas até 28 de fevereiro de 2014.
Este prémio foi criado pela Universidade de Aveiro como forma de perpetuar a memória do pedagogo, estudioso e divulgador da língua portuguesa e das Literaturas de Língua Portuguesa. Para além de honrar a memória desta personalidade ímpar, que doou o seu espólio à Universidade, pretende-se também estimular a criação literária e a revelação de novos autores.
Na primeira edição do Prémio Literário Aldónio Gomes (2012), o vencedor foi Armando Nascimento Rosa, na categoria teatro, com o original “Duas peças com história (s): O livro de Simão de Sagres, seguido de Duas mulheres e um teatro”. Na segunda edição (2013), venceu Paula Teixeira de Queiroz, na categoria novela, com a obra “A Bruxa de Grade”.
A terceira destina-se a galardoar um inédito de autor português ou de país de língua oficial portuguesa, na categoria de conto, finalidade inspirada pelo percurso de vida de Aldónio Gomes.
Este lisboeta nascido em 1926, licenciado em Filologia Clássica, que foi professor, diretor da Telescola e secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário, foi também consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenador do seu Projecto de Expansão e Melhoria Qualitativa do Ensino da Língua Portuguesa, entre 1985 e 1995.
Nessa qualidade, dinamizou a reformulação dos programas de ensino, a formação dos professores e a elaboração de manuais escolares, de todos os níveis de ensino, nos países africanos de língua portuguesa. Diário de Aveiro |