Cinema no Teatro Aveirense. Hoje há duas películas. Será exibido o filme brasileiro “Histórias de amor duram apenas 90 minutos” e o documentário “Pão de Ul”. Dois filmes em língua portuguesa. Paulo Halm, realizador do filme que foi rodado no Rio de Janeiro, marca presença neste encontro.
O filme conta com Caio Blat como ator principal. Na trama, o personagem é um escritor ocioso a passar por uma crise de inspiração que, ao longo da história, começa a desconfiar que a sua mulher o trai com outra mulher. Contudo este ciúme transforma-se em desejo e ele acaba por se envolver rumo a um final inesperado.
Este filme surpreendente ganhou o Prémio do Júri no Festival do Rio e, entre outras distinções, o Prémio de Melhor Ator e Melhor Edição de Som no Festival de Gôiana. O realizador fez estudos em cinema e trabalhou sobretudo como argumentista sendo, inclusive, fundador e diretor da “Autores de Cinema”, entidade que organiza os argumentistas brasileiros. Depois de ter realizado várias produções de curta e média metragem, é atualmente também professor na conhecida Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Brasil.
Pão de Ul” é um documentário realizado entre os moinhos e as padarias de Ul, em Oliveira de Azeméis, pelos realizadores Igor Martins, Rosário Costa e Sara Petiz. Este filme teve a sua estreia no Festival de Cinema de Avanca, tendo entretanto sido exibido em diversos outros festivais.
O fabrico deste pão é retratado pelas mãos de D. Ângela Terra, uma das poucas padeiras que ainda cumpre a tradição da cozedura tradicional deste pão nascido numa região de água a correr entre profundos vales. Os realizadores, com formação na área dos audiovisuais estudaram na Universidade de Aveiro e no New York Film Institut.
A sessão vai ter lugar na sala principal do Teatro Aveirense e terá a duração de 100 minutos na totalidade. Diário de Aveiro |