André Reis é o primeiro candidato assumido à Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Presidente do Conselho Fiscal e de Jurisdição da AAUAv assume-se como candidato ao Órgão Executivo da Instituição, em “contraciclo com a atual liderança, pretendendo “reconquistar” a confiança dos Estudantes.
André Reis, estudante da licenciatura em Economia na Universidade de Aveiro e proveniente da Póvoa de Lanhoso, já formalizou a candidatura. Ocupando ainda o cargo de Presidente do Conselho Fiscal da Instituição Estudantil, encara este projeto que lidera como uma “renovada forma de fazer acontecer Academia em Aveiro”.
Partilhando da visão integral e de união da estrutura, foi o impulsionador, criador e primeiro Coordenador do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações da AAUAv. Mais recentemente, em Dezembro de 2012, foi eleito Presidente do Conselho Fiscal da AAUAv, e em Junho do corrente ano como Representante dos Estudantes no Conselho Geral da Universidade de Aveiro.
“Numa altura de fortes constrangimentos, incerteza e descrença nas lideranças ao mais alto nível da nossa esfera política, cabe-nos a nós, estudantes e futuros líderes do amanhã, repensar e perspetivar o nosso posicionamento na dinâmica de sociedade que pretendemos para o futuro".
O candidato assume que pretende demonstrar a capacidade de "fazer acontecer um outro tipo de Academia em Aveiro, reconquistando a confiança dos estudantes e participando enquanto agentes fundamentais na contínua construção de Universidade, com a consciência de que nunca deveremos desistir perante as adversidades”.
O candidato fala em “sonolência” e “apatia” na Associação e, por isso, assume que é tempo de “renovar, reviver e relançar” o compromisso assumido com os estudantes e com a estrutura associativa.
“Vamos impulsionar uma Academia mais dinâmica e participativa, trabalhando em rede e sintonia com a nossa estrutura de Núcleos, demonstrando a todos que os estudantes podem e devem ser o principal estímulo e motivo de expansão e promoção da Universidade de Aveiro”, garante André Reis.
De entre as principais prioridades para a reanimação da AAUAv destacam-se as preocupações em torno do ensino, empregabilidade, Desporto e a ligação com a região, bem como a Ação Social.
O calendário eleitoral foi aberto no passado dia 20 de Novembro, ficando o ato eleitoral reservado para o dia 17 de Dezembro.
O período de campanha será compreendido entre os dias 9 e 15 do mesmo mês, momento no qual André Reis pretende marcar pela diferença optando por “uma campanha baseada em ideias e projetos para a nossa AAUAv, acompanhadas por discussões construtivas com orçamentos reduzidos, pois seria de uma extrema irresponsabilidade fazer grandes investimentos em brindes num momento onde os constrangimentos financeiros e as dificuldades económicas da nossa sociedade, e dos estudantes em particular, são avultadas”. Diário de Aveiro |