Águeda adere a iniciativa mundial “Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte”. Este é um sábado que une cidades de todo o mundo em torno da abolição da Pena de Morte.
Iniciada em 2002, esta iniciativa tem vindo a aumentar, todos os anos, o número de participações por todo o mundo. Neste dia, centenas de cidades de todo o mundo iluminam simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico demonstrando que são contra a pena capital e a favor da vida, e tal como em 2010 a Câmara Municipal de Águeda volta associar-se iluminando o edifício dos Paços do Concelho.
O evento “Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” surgiu pela primeira vez em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant’Egidio italiana, que quis assim assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscânia, a Norte de Itália, no dia 30 de novembro de 1786.
Portugal aboliu a pena capital em 1867, para crimes civis, e em 1976, para crimes militares. No entanto a última execução que ocorreu em Portugal data de abril de 1846. Diário de Aveiro |