A Universidade de Aveiro divulga, esta sexta-feira, os resultados do projeto "WineSulFree", projeto que trabalhou sobre a vinificação sem anidrido sulfuroso.
Investigação que permitiu o desenvolvimento de um processo de vinificação sem anidrido sulfuroso, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e resultou de uma parceria entre a UA, através do Departamento de Química (Química Orgânica, Produtos Naturais e Agro-Alimentares) e a empresa Dão Sul.
A equipa que desenvolveu o projeto foi coordenada por Manuel António Coimbra, professor do Departamento de Química da UA.
Esta tecnologia pode ser aplicada por qualquer produtor de vinhos brancos e de espumantes sem ser preciso alterar as práticas enológicas, para além da substituição do anidrido sulfuroso pela película quitosana.
A aplicação da tecnologia desenvolvida no projeto WineSulFree permite criar um produto diferenciado que vai ao encontro das necessidades do mercado e do consumidor, que procura vinhos sem sulfitos, garantindo a manutenção dos padrões já estabelecidos em termos da qualidade do produto e da sua segurança alimentar.
Os trabalhos começam às 14h30 na Sala de Atos da Universidade de Aveiro, 29 novembro, a partir das 14h30. Diário de Aveiro |