A associação dOrfeu está a preparar um novo projeto comunitário e inter-associativo. "opÁ! - orquestra percussiva de Águeda" é o nome do projeto que prevê a criação de um coletivo de percussão para jovens e crianças do concelho de Águeda, com um cariz de intervenção social. Para já está no terreno a intervenção formativa que resulta do protocolo com a Bela Vista, Instituto Duarte Lemos e Núcleo de Águeda da Cruz Vermelha. Mas também podem participar jovens a título individual.
O projeto envolve atualmente mais de 50 formandos em sessões semanais e encontra-se já em fase de construção de instrumentos, a partir de materiais reciclados ou restaurados, com o objetivo de reforçar a consciência ecológica. Desta forma, os jovens vão ter a oportunidade de explorar as suas capacidades rítmicas em instrumentos construídos com as suas próprias mãos.
O reportório a ser trabalhado baseia-se no património imaterial do cancioneiro do concelho, identitário da cultural local, mas com uma abordagem mais atual, com expressões rítmicas contemporâneas.
A apresentação decorre no AgitÁgueda 2014. Diário de Aveiro |