As equipas do Sangalhos Desporto Clube (SDC) mereceram apresentação em cerimónia que decorreu nas instalações da Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos. Marcaram presença dirigentes, patrocinadores, associados, treinadores, seccionistas e familiares.
A Presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo SDC e por todos quantos nele se dedicam à prática do basquetebol, modalidade que dá visibilidade ao clube. Enalteceu a “oferta desportiva”, a “forte tradição” e o “nível de prática de excelência”, fazendo notar que “a grande virtude, o grande sucesso do clube, ao longo da sua já longa história, tem sido o seu crucial contributo na formação de grandes Sangalhenses”.
Lembrou, também, a resposta de cariz marcadamente social que está subjacente à ação do clube. Deixou, ainda, a garantia do “total apoio do atual executivo camarário no cumprimento dos objetivos estabelecidos pelo clube, nomeadamente naqueles que se referem à captação e à formação das crianças e jovens”.
Nascido a 1 de Janeiro de 1940, o SDC tem um percurso de sucesso no basquetebol, mas marcantes foram também os êxitos obtidos no ciclismo, nomeadamente com os triunfos de Alves Barbosa, o mais jovem e também o primeiro ciclista a vencer por três vezes a Volta a Portugal em Bicicleta, em 1951, 1956 e 1958, envergando as cores do Sangalhos.
O ano de 2013 tem sido relevante para o SDC, que inaugurou este ano o seu novo pavilhão de treinos e viu recuperado o pavilhão principal, obra orçada em cerca de 900 mil euros e suportada na íntegra pela Câmara Municipal de Anadia. Diário de Aveiro |