ESTARREJA: GNR ENCONTROU BOVINO ROUBADO EM SALREU NA POSSE DE COMERCIANTE EM OIÃ.

Pode ser uma pista para investigar o desaparecimento de gado em exploração do Baixo-Vouga. Um comerciante de gado de Oiã teria em sua posse um bovino que desapareceu na madrugada de ontem de Salreu. A investigação da GNR está centrada no desaparecimento que tem provocado prejuízos avultados aos produtores.

A GNR encontrou este domingo na residência de um comerciante de gado, em Oiã, concelho de Oliveira do Bairro, um bovino da raça Marinhoa que terá sido furtado durante a madrugada do mesmo dia em Salreu, Estarreja. O homem de 51 anos vai continuar a ser ouvido hoje, estando por esclarecer se agiu sozinho ou tinha cúmplices.

O suspeito, além do exemplar bovino, estava na posse de guias de transporte, brincos de identificação e um imobilizador elétrico que a GNR apreendeu. O alerta de furto de Salreu foi dado na manhã de domingo.

Um outro animal de raça Marinhoa terá fugido aos larápios junto da A29, na proximidade do local onde os animais estavam. Nos últimos quatro meses foram furtados, nas contas dos criadores de gado, cerca de 40 bovinos dos campos Estarreja, Cacia e Angeja.

Virgílio Cruz perdeu, de uma vez, quatro em Fermelã. “É impressionante como é que passam tanto gado, circular e não ser intercetados. Há mês e meio vieram de domingo para segunda e sexta para sábado. Tive um prejuízo de 5 mil euros”.

A maioria dos bovinos desapareceu de estábulos de campos do Baixo Vouga, que ficam distantes das povoações.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt