DIA MUNDIAL DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÓNICA: FUMADORES CORREM RISCOS SÉRIOS DE DOENÇA.

A prevenção "é o melhor remédio".

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) aproveitou o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica para incentivar os fumadores a abandonarem o hábito de fumar.

Lília Andrade, coordenadora da consulta de desabituação tabágica do Centro Hospitalar, lembrou hoje na Terra Nova que "importante é fazer o diagnóstico de uma doença que apenas se revela depois dos 40 anos com impacto na saúde dos cidadãos".

"Quando dão por ela já estão internados e em dificuldade. Em muitos casos, as pessoas estiveram, durante anos, a desvalorizar os sintomas e quando percebem que estão mal, chegam ao Hospital e são logo internadas. Quando expostas a fumo, tem especturação e falta de ar, devem valorizar esses sintomas. É importante estarem atentos a sintomas e 'sinais', que são muito claros", referiu.

"É importante, para quem fuma, deixar de fumar. Não é difícil, só tem de estar motivados para isso. É necessária uma mentalização forte. Peçam ajuda e englobem no processo outras pessoas para que vos incentivem a manter a decisão", disse numa 'mensagem' no Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt