O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, sobre o estado de degradação em que se encontram as instalações da Escola Secundária da Anadia, “situação que coloca em risco a integridade física de alunos, funcionários e professores”.
É a reação aos protestos da última semana depois dos alertas da comunidade escolar. “Há vários anos que a comunidade escolar começou a alertar os responsáveis para o facto das instalações da Escola Secundária da Anadia estarem num estado de degradação avançado que para além de bloquearem o normal funcionamento da escola, colocavam em perigo a integridade física dos alunos e profissionais de educação”.
Em 2009, no âmbito do Programa de Modernização das Escolas Secundárias, levado a cabo pela Parque Escolar, inicia-se o processo de construção, na periferia da Anadia, de uma nova escola, com um custo previsto de 16 milhões de euros, que para além do secundário integrará também o ensino básico. Este novo polo escolar, iniciado em 2010, deveria estar concluído há dois anos o que não se verificou.
Segundo o PEV, e”nquanto as obras do novo polo estão paradas, a degradação dos edifícios das atuais escolas, secundária e básica, está em processo acelerado, colocando em risco a segurança e o conforto de todos os que nelas estudam e trabalham”.
Nas queixas vindas a público fala-se em risco para paredes e tetos, fios de eletricidade a descoberto, extensas infiltrações e humidade.
Nas questões levadas ao conhecimento do Governo, José Luís Ferreira pergunta “o que motivou a paragem da construção do Polo Escolar de Anadia”, “para quando esta prevista a conclusão desta escola” e se está previsto alguma intervenção urgente para travar o processo de degradação dos atuais edifícios e restabelecer a dignidade e operacionalidade das escolas ainda em funcionamento. Diário de Aveiro |