Arranca esta segunda-feira mais uma edição da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro. Departamentos, escolas politécnicas e secções autónomas da UA abrem as portas a escolas e famílias para momentos de diversão e aprendizagem. No total, contam-se cerca de 90 atividades e quase 400 sessões, abrangendo inúmeras áreas do saber.
“Avaliação da sua condição cardiorrespiratória e da postura” proposta pela área da Fisioterapia da Escola Superior de Saúde, é uma atividade que inclui testes de campo e exercícios que permitem ter uma ideia de como estão os pulmões e de que forma a sua condição cardiorrespiratória está a influenciar a condição física, bem como saber como está a postura e o que são hábitos de posturas saudáveis.
Na área da Enfermagem destaca-se a atividade “Avaliação do estado de saúde em doentes críticos: aspetos a considerar”, onde os estudantes estabelecem ligação entre os conhecimentos já adquiridos e os cuidados de saúde prestados ao doente crítico.
“H3 – Interactive Hologram”, um projeto que vai mudar a maneira de visualizar os objetos 3D no espaço físico e real, e “Pianoscópio”, que consiste em "entrar" dentro de um piano, explora-lo, descobri-lo e expô-lo a partir de vários ângulos sonoros e visuais, são duas atividades promovidas pelo Departamento de Comunicação e Arte.
O Departamento de Química organiza a atividade “A cor e os compostos de crómio com aminoácidos: uma janela inorgânica para a química da vida”, onde se explica e se demonstra como um único elemento, se “combinado” com moléculas diferentes, pode originar novos compostos com cores tão diferentes como o azul-escuro, o rosa e o amarelo.
No Departamento de Ambiente e Ordenamento o destaque vai para a atividade “Conquista num minuto!” em que se pretende compreender porque é que o clima da Terra está em mudança e refletir sobre as medidas que podem ajudar a lutar contra este desafio.
Sabe “Como é que se fazem as barragens?”. Nesta atividade promovida pelo Departamento de Engenharia Civil pode começar a perceber. Os participantes vão descobrir como os engenheiros civis constroem as barragens do futuro. Diário de Aveiro |