ÍLHAVO: AUTARQUIA ALERTA PARA CONFLITOS NO TRÁFEGO COM TRANSPORTE DE AREIAS.

A Câmara de Ílhavo reage ao início das obras de proteção da costa com recargas de areia e afirma congratular-se com essa obra de recuperação do sistema Dunar, entre a Costa Nova e Mira, realizada no âmbito do Programa Polis Ria de Aveiro.

Trata-se de uma intervenção que visa a consolidação do cordão dunar, numa extensão aproximada de 15 Km, entre as duas praias, que, nas últimas décadas, tem sido alvo de um grande desgaste por erosão e mesmo alguns “galgamentos”.

No total serão colocados cerca de 800.000 m3 de areia depositada no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, fruto das operações de dragagem realizadas na Ria de Aveiro, o que equivale a cerca de 1.2 milhões toneladas.

Atendendo à grande dimensão e tipologia desta intervenção, que obrigará ao transporte rodoviário das areias, a autarquia alerta para a movimentação de veículos pesados em larga escala.

“Já a partir da próxima semana e com mais intensidade a partir do início do mês de dezembro até final de maio de 2014 vão circular especialmente no percurso compreendido entre o Porto de Aveiro e a praia da Costa Nova muitas centenas de veículos pesados de transporte de areias por dia, que, pelo seu número, pelo seu peso e pelo seu porte, trarão naturais conflitualidades em especial no tráfego rodoviário e na sua fluidez e exigirão de todos mais atenção, mais tolerância, melhor compreensão e mais paciência de forma a podermos garantir, acima de tudo e em quaisquer circunstâncias, a segurança de pessoas e bens”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt