O Instituto Duarte de Lemos recebeu a visita do Eurodeputado Nuno Melo no âmbito da inauguração oficial do mais recente Clube da Europa constituído por esta escola. Depois de uma interpretação do Hino da Alegria, a cargo de duas alunas do IDL e do professor Pedro Lourenço, que funcionou como uma breve saudação de boas vindas, deu-se início à palestra.
A conversa com os alunos do 9ºano de escolaridade e membros do Clube teve como tema central a construção europeia e o Parlamento Europeu.
Partindo da ideia que a população portuguesa não se apercebe da importância do órgão legislativo europeu, que aprova mais leis e toma mais decisões do que a Assembleia da República portuguesa, Nuno Melo explicou de forma simples como interagem as três grandes instituições europeias, o Conselho Europeu, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.
Apesar de admitir que o funcionamento da União Europeia nem sempre é o mais simples aos olhos dos europeus, reforçou a ideia que desde a sua criação, o entendimento entre os países tem permitido a manutenção da paz, no maior período sem conflitos da história europeia.
Realçou ainda que as competências profissionais podem abrir muitas portas em todos os países da União Europeia e que a política não deve ser vista como uma carreira profissional, embora alertasse os jovens para cultivarem o interesse pelos assuntos políticos nacionais e europeus.
Alguns assuntos atuais foram ainda alvo das perguntas efetuadas pelos alunos, das imigrações clandestinas de Lampedusa (Itália), passando pelo espaço Schengen ou a possível entrada da Turquia na União Europeia, as relações com o Brasil ou os Estados Unidos da América, entre outros. Diário de Aveiro |