PAULO BENTO DIZ QUE É "PRIORITÁRIO" GANHAR À SUÉCIA

Paulo Bento explicou que o "capitão" da equipa lusa está completamente recuperado do traumatismo no pé esquerdo que o afastou dos dois primeiros dias de preparação, reconhecendo que Zlatan Ibrahimovic é a grande ameaça e que também o avançado sueco está a atravessar uma fase particularmente produtiva.
"O que é prioritário é ganhar", advertiu Paulo Bento, em conferência de imprensa realizada no Estádio da Luz, em Lisboa, palco do jogo de hoje, com início às 19:45 horas, adiantando que os defesas Pepe e Fábio Coentrão também estão em condições de jogar, depois de terem igualmente falhado alguns treinos devido a lesão. As lesões sofridas recentemente por alguns habituais titulares, bem como a menor utilização de outros nos respectivos clubes, pode levar o treinador a fazer algumas alterações em relação ao "onze" habitual, mas Paulo Bento já deixou uma garantia: a base do grupo irá manter-se. "É preferível ter todos os jogadores a competir o mais possível. Mas podem competir em menos jogos nos clubes e estar em condições de jogar na selecção nacional. Sabemos que há alguns jogadores que tem menos jogos, avaliámos isso e hoje decidiremos", indicou.
Quem está, "logicamente, em condições de poder jogar" é Ronaldo, que "chega a este jogo num momento de forma extraordinário". Para Paulo Bento, "é natural que o rendimento não seja igual" na selecção e no Real Madrid, mas lembrou que o avançado "ainda há pouco tempo fez um jogo extraordinário na Irlanda do Norte", no qual marcou três golos. "Contamos com a qualidade, motivação, profissionalismo, mas também com a qualidade e organização da equipa, que é a melhor forma de ajudar as individualidades", assinalou o técnico, manifestando-se afortunado por poder contar com "o melhor jogador do Mundo".
O reverso da medalha parece ser Ibrahimovic, "jogador de grande qualidade técnica" e que "também está a atravessar um momento de forma extraordinário", mas, mais do que parar a figura de proa da equipa escandinava, é preciso acima de tudo "condicionar a organização colectiva da Suécia". Para o fazer, Portugal precisa de "levar o jogo para um plano que domina, mais de acordo com as características" dos seus jogadores, procurando dessa forma contrariar a supremacia atlética dos suecos, mas sem perder agressividade no jogo aéreo, a principal arma do conjunto nórdico. "A nossa estratégia está definida. Sabemos o que devemos fazer", assegurou Paulo Bento, que não aceita mais pressão do que aquela que advém do objectivo de obter o apuramento para o Mundial2014, em resposta às 10 vezes que o seleccionador sueco, Erik Hamrén, atribuiu o favoritismo a Portugal minutos antes.
Paulo Bento rejeitou que a motivação dos jogadores lusos seja maior pelo facto de a fase final se realizar no Brasil e, tal como Hamrén, também tem "um bom pressentimento" para a partida de sexta-feira, o que deixou o seleccionador nacional com uma certeza: "No final do jogo, um de nós estará errado."
Portugal recebe a Suécia hoje, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19:45 horas e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a selecção escandinava quatro dias mais tarde, dia 19, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.
O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de Junho a 13 de Julho.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt