AVEIRO: PS DIZ QUE JUNTAS DE FREGUESIA DO PAÍS VIVEM DEPAUPERADAS.

Cerca de meia centena de presidentes de juntas de freguesia do distrito de Aveiro eleitos pelo Partido Socialista estiveram no passado sábado reunidos no auditório da Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura para debater o futuro das suas freguesias e aprofundar algumas questões relacionadas com a nova lei que estabelece o regime jurídico das autarquias locais.

As finanças locais foram apresentadas como a principal preocupação dos autarcas. De acordo com os seus testemunhos, em algumas freguesias do Distrito os recursos financeiros “estão completamente depauperados e com dívidas inexplicáveis”.

Para o líder da distrital de Aveiro, Pedro Nuno Santos, “estes encontros com os eleitos do Partido Socialista passarão a ser periódicos” pois só assim se poderá “garantir uma marca territorial das iniciativas do PS e, em simultâneo, proporcionar a que os presidentes de junta se possam ajudar mutuamente a ultrapassar o período mais difícil da gestão autárquica local desde que existem eleições livres no nosso país.”

“A nova lei 75/2013 não é esclarecedora nem garante a autonomia e estabilidade financeira que as freguesias anseiam. Daí que o PS Aveiro irá em breve reunir numa formação especialistas de direito fiscal, económico e legal de modo a que possamos, no distrito, ter um conjunto de freguesias que faça o melhor possível pelos seus eleitores”, afirmou Pedro Nuno Santos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt