Até finais de Janeiro de 2014, 321 crianças dos jardins-de-infância da rede pública do município de Albergaria-a-Velha vão partir “À Descoberta… da Biblioteca Municipal”, uma visita-jogo em que são apresentados os vários espaços do equipamento cultural enquanto se procura o tesouro precioso que se esconde dentro das suas paredes.
Nesta actividade, os mais novos têm um guia especial – o Sr. Mocho – que toma conta da “casa” à noite e que é o guardião do seu bem mais valioso: os livros.
De sala em sala, desde o Átrio à Sala Polivalente, do Depósito à Sala da Leitura, as crianças vão descobrindo que uma biblioteca é mais do que um simples lugar onde se guardam livros; é um local onde se podem jogar jogos, ver um DVD, estudar, navegar na Internet e ouvir histórias.
Mas, por detrás de todas as coisas boas que se podem fazer neste espaço, há uma equipa que trabalha afincadamente, como formigas e abelhas, para que nada falte aos leitores e que tudo esteja sempre nas melhores condições. Neste último caso, o Sr. Mocho realça a importância da Sala de Manutenção, um “Hospital dos Livros” que se dedica a cuidar das obras em mau estado, com riscos, folhas rasgadas, capas torcidas. Para que os livros não tenham que vir para este hospital, o guia ensina a forma correcta de pegar neste valioso objecto, de virar as suas folhas, para que nunca tenha de merecer um “tratamento hospitalar”.
Diário de Aveiro |