O presidente do Illiabum que hoje tomou posse para o terceiro mandato à frente do clube ilhavense defende um tempo novo para o basquetebol com aposta no regresso do basket aos tempos de visibilidade.
“Lidar com todos os clubes da região não no sentido de cada um olhar para si mas tentar dar uma ideia de que Aveiro é importante no basket e está com apagamento porque os clubes deixaram de tratar deste assunto em conjunto. Com a Associação e todos os clubes queremos incentivar à prática do basket. O basket tem que voltar a ter a visibilidade que já teve. Não passa uma imagem na TV”.
Artur Aguiar falava à margem da cerimónia de tomada de posse para questionar o trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Basquetebol.
“Tem de haver renovação no basquetebol nacional ao nível de uma organização como a federação. As pessoas deveriam, com toda a galhardia, fazer a passagem de testemunho. Sem visibilidade não é possível chamar patrocinadores. Não entendo como é que a RTP não passa uma imagem de basquetebol. Não percebo esta ausência e esta falta de comunicação”.
O dirigente que chegou ao Illiabum em 2005 para colaborar com a liderança de Rui Dias acredita que a formação continuará a ser um dos pilares do projeto.
“O distrito de Aveiro foi e é o potencial distrito com mais praticantes. O clube quer cimentar uma estrutura e lutar pela estabilidade financeira que não é fácil. O clube existe para os sócios e pela juventude que abraça o basquetebol. Ílhavo é basquetebol ao nível da visibilidade. Queremos fazer perceber que o Illiabum tem uma dimensão que nos obriga a trabalhar para a formação para termos nos seniores gente vinda dessa formação. Na Liga e na Proliga não dá para ter apenas atletas da formação mas tem que ter atletas desses escalões. Queremos dar identidade ao clube para se perceber o que cada um faz”. Diário de Aveiro |