A Comissão de Coordenação Regional do Centro diz que o Centro tem o melhor sistema educativo do país. Leu indicadores que apresentam resultados para concluir que a Região tema mais baixa taxa de abandono escolar precoce e dos melhores resultados nos exames nacionais. Assume, ainda, que os dados confirma um desempenho positivo na avaliação das competências dos alunos no domínio da matemática.
Depois de uma época de investimentos no parque escolar e na qualificação assume que vai prosseguir com medidas centradas no combate ao abandono escolar, melhoria das aprendizagens, reforço das competências, “por forma a convergir para um capital humano mobilizado para os desafios da produtividade, criação de valor, competitividade, inovação, qualidade, empregabilidade e empreendedorismo”.
O próximo Programa Operacional Regional (2014-2020), dotado de 2.117 milhões de euros de fundos comunitários, será fundamental nesse investimento com 372 milhões de verbas do Fundo Social Europeu (FSE).
A Região Centro era, em 2012, a região portuguesa com a mais baixa taxa de abandono escolar precoce (18,7%) mas quer chegar a 2020 com uma taxa abaixo dos 10% segundo metas fixadas pela UE.
Quanto aos dados dos exames nacionais, em 2012, verifica-se que os alunos de estabelecimentos dos ensinos básico e secundário da Região Centro tiveram melhores resultados do que os observados em termos médios no país. A Região Centro foi a região com melhor desempenho em termos globais, mantendo-se a tendência dos últimos anos. Por níveis de ensino, verifica-se que é na Região Centro que, desde 2008, se atingem os melhores resultados no ensino básico.
Pedro Saraiva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), sublinha que “tendo em conta a grande aposta verificada na qualificação dos recursos humanos ao longo da última década, os dados mais recentes mostram que a Região Centro tem vindo a melhorar, revelando valores que, sendo ainda assim baixos em termos comparativos europeus, são já superiores à média nacional. Fruto do empenho dos professores, alunos, famílias, autarcas e diretores de escolas, podemos e devemos orgulhar-nos de ter o melhor sistema educativo regional do país”. Diário de Aveiro |