LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO: PREVENIR O CANCRO É ESSENCIAL.

A prevenção continua a ser o melhor caminho para lidar com as doenças.

Para os voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Centro de Portugal, esta é uma ideia que "deve ser seguida com rigor". Tanto ao nível da prevenção primária, modificando hábitos do dia-a-dia, como na prevenção com recurso a rastreios.

Inspirada pelo Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, Sónia Silva revela que estes dois 'pontos' são fundamentais para combater uma doença com maior prevalência nas mulheres. "Uma alimentação correcta, não fumar, praticar exercício físico, são factores que diminuem a probabilidade de um dia virmos a ter cancro. Todos devem ser educados no sentido de praticar estilos de vida mais saudáveis. É necessária a prevenção primária e a secundária que consiste em estudar a população aparentemente saudável e se existem sinais de doença. Os rastreios nas mulheres a partir dos 45 anos de idade devem ser feitos para que se detectem lesões, numa fase inicial, potenciando a sua cura", disse na Terra Nova.

A Liga Contra o Cancro informa que o cancro da mama não afeta exclusivamente as mulheres, cerca de um por cento de todos os cancros da mama, em Portugal, são no homem. Na mulher (não considerando o cancro da pele) o cancro de mama corresponde à segunda causa de morte por cancro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt