O auditório do ISCIA recebe o V Seminário sobre "o papel de Macau no intercâmbio sino-luso-brasileiro”. O evento enquadra-se na importância do antigo território português como plataforma económica, política e cultural no eixo de ligação da China com o mundo lusófono, particularmente Portugal e o Brasil.
A iniciativa insere-se no âmbito do protocolo assinado entre o ISCIA e o Instituto Internacional de Macau (IIM) em 2012.
Para além da sessão em Aveiro, estão previstas outras edições itinerantes em Lisboa, Rio de Janeiro, Macau e Pequim.
As participações ficam a cargo de Jorge Rangel, presidente do IIM, de Bernardo da Costa Ferreira e de Severino Cabral, ambos do IBECAP, e de Jorge Tavares da Silva, presidente do OCRI e docente do ISCIA. Serão ainda apresentadas de forma genérica várias publicações alusivas a Macau editadas pelo IIM.
Temas como o Instituto Internacional de Macau como instrumento de cooperação académica e cultural no contexto das relações sino-luso-brasileiras”; "A formação do polo meridional e seu impacto na era global: a retoma da planificação ibérica no desenvolvimento Sul-Sul"; "A meridionalidade como um fator de poder na ordem mundial multipolar do século XXI"; "Xi Jinping e a nova elite política chinesa", "Delta do Rio das Pérolas - a história notável do Delta" e "Delta do Rio das Pérolas - Cantão : o renascer de uma metrólope" e a "A China – uma visão brasileira" estarão em foco.
Este encontro está marcado para as 18h. Diário de Aveiro |