Joana Pontes está no grupo de três cidadãos portugueses homenageados pela Nobre Casa da Cidadania que distingue pessoas que praticam atos de solidariedade. Natural da Gafanha da Nazaré, a jovem é conhecida pela campanha das Tampinhas que recolhe e entrega tampas de garrafas que mais tarde são trocadas por cadeiras de rodas.
Joana Pontes sabe que poderá necessitar de uma no seu futuro mas diz que não trabalha para si. O esforço é a pensar em quem não tem meios.
“Senti a necessidade de juntar uma tonelada de tampas para dar uma cadeira de rodas mas a necessidade de trabalhar as pessoas para não olharem só para o seu umbigo e mostrar que há necessidades. Felizmente tenho condição que me permite bom apoio quando tenho problemas de saúde, com sacrifício dos meus pais, mas não necessito de recorrer à campanha e poderei continuar a ajudar quem não tem a retaguarda familiar que eu tenho a felicidade de ter”, disse Joana Pontes em declarações à SIC.
Na última campanha conseguiu entregar mais 4750kg de tampinhas para doar ajudas técnicas as IPSS's do Município de Ílhavo. A campanha ganha agora outra visibilidade e Joana Pontes recebeu este fim de semana um Louvor do projeto da marca Nobre Casa de Cidadania. Diário de Aveiro |