O Centro Distrital de Operações e Socorro de Aveiro realiza um exercício baseado num acidente ferroviário simulado. O exercício está marcado para o início da tarde (13h13) e intitula-se "Cacia 13". Vai simular uma colisão entre um comboio de mercadorias proveniente do Porto de Aveiro e uma composição que circula na linha do Norte.
José Bismark, responsável pela organização, lembra que os acidentes ferroviários "são uma realidade que os cidadãos associam a países subdesenvolvidos mas que podem acontecer em qualquer país".
"Simularemos um acidente ferroviário que envolve um comboio de alta velocidade em Cacia, que, após descarrilamento, 'apanhará' um comboio que vem do terminal do Porto de Aveiro que transporta matérias perigosas.
Será um cenário muito complexo com mais de 80 vítimas e matérias perigosas. Envolverá todas as corporações de Bombeiros do Distrito, INEM, PSP, GNR, Cruz Vermelha, Hospital de Aveiro e concessionários da auto-estrada, para testar os seus planos de intervenção. Diário de Aveiro |