Um parecer do deputado do PSD Bruno Coimbra sobre a proposta de Regulamento Europeu relativo à prevenção e gestão da introdução e propagação de espécies exóticas invasoras foi esta terça-feira aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.
A iniciativa visa combater a propagação de espécies vegetais invasoras provenientes de fora da União Europeia, preenchendo, assim, uma lacuna legal da regulamentação sobre este tipo de plantas de uma forma abrangente.
“Justifica-se uma atuação mais ativa, coordenada e alargada, com a participação de todos os Estados-Membros, e a existência de um quadro de ação para prevenir, minimizar e atenuar os impactos negativos das espécies exóticas invasoras na biodiversidade e nos serviços ecossistémicos, por forma a limitar os danos sociais e económicos causados até ao momento”, sublinha o parlamentar social democrata.
Este regulamento tem influência direta sobre o distrito de Aveiro uma vez que há impacto destas espécies têm em áreas florestadas do distrito de Aveiro, especialmente áreas patrimoniais como a mata nacional do Buçaco. Diário de Aveiro |