ESTARREJA: PS REGISTA AMBIENTE DE EQUILÍBRIO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL.

O PS de Estarreja regista o que diz ser uma Assembleia Municipal mais equilibrada que no passado. Fala mesmo em “grande e saudável” novidade em relação aos mandatos anteriores.

“Pela primeira vez em Estarreja, a esquerda e a direita estão empatadas em números de eleitos”, regista o PS que lembra a existência de 10 elementos da Coligação da direita PSD/CDS e 3 presidentes de Junta de Freguesia. O PS elegeu 8 membros e tem 2 presidentes de junta, que juntamente com os 3 eleitos da CDU, empata o número de eleitos.

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos já terá refletido esse equilíbrio de forças e terá obrigado, segundo o PS, José Eduardo de Matos a três votações até ser eleito presidente da Assembleia Municipal.

“José Eduardo de Matos foi obrigado a socorrer-se do critério de desempate previsto na lei para se fazer eleger, o que não deixa de ser uma situação humilhante para um ex-presidente de Câmara, que julgava que a sua eleição seria um passeio”.

Outro exemplo citado pelo PS está na eleição dos dois Presidentes de Junta (um efetivo e um suplente) representantes dos restantes, no Congresso na ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses). O empate nas votações só foi ultrapassado depois de ser proposto o novo presidente da Junta de Salreu, Manuel Almeida, eleito pelo PS, para suplente da lista.

“O PS não pode deixar de se congratular com o facto de ter sido possível uma nova atitude da esquerda, que obriga a Coligação de direita a respeitar as outras forças políticas eleitas democraticamente”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt