SEVER: “OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS SERÃO, SEM DÚVIDA, MUITO DIFÍCEIS” - ANTÓNIO COUTINHO.

O novo Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, tomou posse este fim-de-semana durante a cerimónia de instalação dos novos titulares da Câmara Municipal e Assembleia Municipal, que decorreu no Centro das Artes e do Espetáculo desta vila.

António Coutinho foi eleito pelo PS e sucede a Manuel Soares, do mesmo partido, que esteve à frente desta autarquia nos últimos 24 anos, e que agora assume o lugar de Presidente da Assembleia Municipal de Sever do Vouga.

Na cerimónia de tomada de posse, António Coutinho começou por agradecer aos autarcas que terminaram funções, em especial a Manuel Soares “pelo grande serviço prestado ao concelho e pelo contributo para o seu desenvolvimento ao longo de 24 anos como Presidente da Câmara”.

Afirmou que a população lhe conferiu um mandato claro “marcando assim um novo ciclo político na governação do município” e deixou clara a vontade de “honrar o nosso compromisso e manifestar a vontade de o assumir lançando as bases do desenvolvimento para os próximos quatro anos que serão, sem dúvida, muito difíceis”.

O novo Presidente da Câmara Municipal prometeu “vontade, trabalho de equipa, determinação e muita humildade” para cumprir o programa que apresentou à população, advertindo para os “tempos difíceis” que se perspetivam fruto da redução das verbas da Administração Central para as autarquias. Contudo, António Coutinho diz-se determinado a ultrapassar as adversidades e deixou uma palavra de otimismo.

“Ainda assim temos confiança, coragem e vontade e acreditamos que é possível perspetivar um futuro melhor através das linhas programáticas que definimos no programa que pensamos executar nos quatro anos”.

António Coutinho afirmou que uma das grandes apostas do novo Executivo será na área social. Prometeu intensificar os protocolos de colaboração com as IPSS, reforço do fornecimento de refeições às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, transporte escolar, atividades extracurriculares, alargar o apoio a famílias carenciadas, criar um fundo de emergência social, intensificar apoios aos alunos carenciados e desenvolver a reabilitação urbana.

Mas o novo Executivo pretende também definir estratégias que valorizem o empreendedorismo e o desenvolvimento económico que passará por atrair mais empresas para as zonas industriais e intensificar a dinamização do Vougapark e da AGIM. António Coutinho quer manter o equilíbrio das contas do município, garantindo que a Câmara “está em condições de neste mandato conseguir do próximo Quadro Comunitário de Apoio parte dos meios que necessitamos para concretizar os projetos de investimento que pretendemos realizar e que atempadamente vamos preparando”.

António Coutinho deixou a garantia que, em 2014, poderá baixar as taxas do IMI e da Derrama. “Ouviremos as pessoas para sentir os seus problemas e resolver com urgência algumas dessas situações que afetam o seu dia-a-dia e aceitaremos sugestões de melhoria das nossas propostas e intervenções”, garantiu o recém-empossado Presidente da Câmara de Sever do Vouga.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt