Foi há 13 anos que surgiu a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro. Uma data que foi festejada, de forma discreta, na passada segunda-feira, com o lançamento de um pequeno livro “Abres um livro”, com textos de João Pedro Mésseder e fotografias de António Rilo, que deram origem à exposição “Treze anos, Treze imagens… Abres um livro”, patente até dia 31 de Outubro na sala de exposições da Biblioteca Municipal, uma “peça artística” de extremo bom gosto, elaborada propositadamente para esta ocasião, em que a Biblioteca Municipal serve de inspiração e objecto aos dois criadores. São duas formas de arte (literatura e fotografia) conjugadas com mestria e sensibilidade, que expõem de forma absolutamente singular a biblioteca, a sua história, os seus espaços e os seus leitores.
Na oportunidade, ficou a saber-se que a Biblioteca Municipal já recebeu, desde que foi criada, 237.250 visitantes, registando-se uma afluência maior de público juvenil, em período de aulas. De resto, a Literatura Portuguesa e estrangeira está no topo das preferências dos utentes.
A sessão de aniversário foi presidida por Mário João Oliveira, presidente da autarquia, sublinhando que a Cultura e o acesso generalizado a ela tem sido uma das preocupações da autarquia, espelhada neste exemplo que é a Biblioteca Municipal.
Diário de Aveiro |