A Filarmonia das Beiras e Pedro Burmester animam a abertura dos Festivais de Outono 2013. Trata-se de um ciclo de música promovido pela Universidade de Aveiro e que aposta na música clássica, jazz, espetáculos que cruzam música e teatro e criações especialmente dirigidas às crianças, eventos em formato de concerto sinfónico, de recital (música de câmara ou a solo) e outros pensados para músicos e investigadores, como conferências e materclasses.
O programa para 2013 “reforça a intenção das edições mais recentes de providenciar espaço de palco para artistas portugueses de alto valor”, explica António Chagas Rosa, professor do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro e programador dos Festivais.
O programa abre esta sexta-feira com a Sinfonia n.º1 e o Triplo Concerto para Piano, Violino e Violoncelo, de Ludwig van Beethoven, na interpretação da Orquestra Filarmonia das Beiras, acompanhada por Pedro Burmester (piano), Paulo Gaio Lima (violoncelo), e Ana Pereira (violino), e direção de Ernst Schelle.
Será também a Filarmonia das Beiras a encerrar o Festival, a 22 de novembro, acompanhada pelas Orquestras de Sopro e de Cordas do DeCA e pela soprano Dora Rodrigues. Este concerto inclui clássicos do séc. XX, tais como o bailado “Petrouchka” de Stravinsky, canções com orquestra de Richard Strauss e o poema sinfónico “Paraísos Artificiais” de Luís de Freitas Branco, e será dirigido por Luís Carvalho. Diário de Aveiro |