O projeto "Biblioteca vai às Escolas" já arrancou para mais uma edição no Município de Águeda. Trata-se de uma iniciativa que promove desde 2005 a leitura entre as camadas mais jovens da população em esquema de itinerância, e consiste na entrega de um “Baú de Livros” em todas as escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do Concelho de Águeda.
Desde segunda-feira começaram a ser ser entregues mais de 2000 livros que permanecerão nas escolas até ao final do 1.º período para que os alunos possam ter acesso à leitura de uma forma livre e gratuita. Os livros podem ser lidos na escola ou requisitados para casa junto dos professores titulares de cada turma. É ainda realizada uma sessão de contos para todos os alunos no dia da entrega do baú. No final de cada período letivo cada “Baú de Livros” é recolhido e entregue a outra escola.
Este ano, em colaboração com as bibliotecas escolares, vai ser apresentado em forma de leitura dramatizada o livro com o conto tradicional de Águeda “O Lavrador e o Lobo”, da Aguedense Maria da Conceição Vicente, cuja edição em maio deste ano contou com o apoio da Câmara Municipal de Águeda.
Para a vereadora da Educação e Cultura, Elsa Corga, “este é um projeto importante, que a par de projetos como Biblioteca nas Freguesias e Biblioteca nos Cafés, contribui para despertar o gosto pela leitura, fazendo a Biblioteca sair de portas e ir ao encontro do seu público”.
Diário de Aveiro |