A diocese de Aveiro propõe uma “caminhada” entre 10 de Novembro e 25 de Dezembro nos últimos passos da Missão Jubilar que celebra os 75 anos da sua restauração como diocese. Essa caminhada, intitulada “Na barca da Igreja, eu sou!”, vai procurar despertar para a consciência do sentido da vida e da vocação.
Nas semanas seguintes, cada cristão, comunidade, serviço diocesano e movimento são convidados a viver o caminho de felicidade proposto por Jesus Cristo nas bem-aventuranças. Ao mesmo tempo pretende-se motivar à participação na celebração diocesana do dia 8 de dezembro, centrando a atenções, por fim, na celebração do Natal.
Na primeira semana, dedicada especialmente à promoção vocacional serão propostas a toda a diocese um conjunto de catequeses e de aulas de EMRC, a dinamizar de acordo com as faixas etárias, e por fim a realização de uma vigília de oração pelas vocações.
Em termos individuais será proposto às pessoas um calendário de bolso “O que Deus quer de mim?” onde diariamente se procura propor um caminho de reflexão sobre a palavra de Deus e de oração.
Nas semanas seguintes, até ao Natal, desafia-se cada cristão a viver com ações concretas. São assumidos como símbolos, a rede de pesca e um barco. Semana após semana, será colocado na rede um peixe que representará o compromisso individual semanal. Esta expressão simbólica terá expressão comunitária nas igrejas e familiar em cada um dos lares da diocese. Diário de Aveiro |