Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, foi um dos ilustradores convidados para ilustrar uma colecção de selos das Nações Unidas, dedicada a espécies ameaçadas.
O biólogo, que é também director do Laboratório de Ilustração Científica, concebeu quatro ilustrações científicas de mamíferos nocturnos: Asian tapir (Tapirus indicus), Mongoose lemur (Eulemur mongoz), Flat-headed cat (Prionailurus planiceps) e Aye-aye (Daubentonia madagascariensis).
A emissão filatélica, lançada dia 10 pela United Nations Postal Administration (UNPA), representa a 21.a edição de selos subordinados à colecção das espécies ameaçadas (Endangered species), desde que se registou o primeiro lançamento, em 1993, e constituiu, para coleccionadores de todo mundo, “uma das mais apetecíveis” séries filatélicas.
A edição de 2013 foi dedicada a vertebrados nocturnos que estão apontados como algumas das espécies que poderão desaparecer em breve, caso não sejam tomadas medidas urgentes para a sua conservação.
Diário de Aveiro |