DEBATES TEMÁTICOS NA UA PARA ASSINALAR 35 ANOS DA AAUA.

Conhecer o contexto presente e reflectir e perspectivar o futuro do Ensino Superior em Portugal, este é o mote para um ciclo alargado de debates temáticos que assinalam os 35 anos da Associação Académica da Universidade de Aveiro (UA). As 35 conversas arrancam hoje e vão prolongar-se até ao final do ano.

Na sede da Associação Académica, esta segunda-feira à noite, ouvir-se-á falar do "papel dos estudantes numa estratégia de futuro para o país".

O ciclo de debates, que irá chegar também a Águeda e Oliveira de Azeméis, onde a UA tem pólos de ensino superior, pretendem juntar a comunidade académica numa "reflexão profunda sobre o papel e a relevância do ensino superior no desenvolvimento nacional".

Convidados do mundo académico, político, empresarial, artístico, desportivo e cívico estarão entre os oradores.

A AAUA assegura que é uma iniciativa pioneira no contexto do ensino superior em Portugal. Tiago Almeida, Presidente da Associação, faz um balanço positivo aos 35 anos da Academia. "A sua actividade tem sido muito positiva e profícua. A sua actividade tem sido 'moldada' por estudantes, ano após ano. Os estudantes sabem adaptar-se a contextos diferentes e tem desenvolvido uma acção muito relevante e determinante", disse na Terra Nova.

Ainda durante este mês, estão agendados debates sobre os temas "Políticas Sociais e Ensino Superior", "O Ensino Superior e o Poder Local" , "Universidade: Transcultura e Voz da Humanidade".

A participação em todas as conversas é livre e gratuita.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt