Perto de 200 pessoas participaram, este fim-de-semana, no Festival Gastronómico da Enguia da Ria que animou a Ribeira de Pardelhas. O Cais da Ribeira de Pardelhas, um dos espaços emblemáticos do Concelho da Murtosa, recebeu este evento com visitantes de todo o país. A tenda gigante instalada no local acabou por ficar com a capacidade foi totalmente esgotada confirmando o sucesso da iniciativa.
Para além da degustação da enguia, frita e em caldeirada, os participantes puderam apreciar a atuação do grupo de música tradicional portuguesa “Trovas à Toa” e, depois, embarcar num passeio de moliceiro na Ria ou experimentar as bicicletas do Município, num programa claramente virado para a divulgação das potencialidades turísticas do Concelho da Murtosa.
O Festival Gastronómico da Enguia Ria foi o terceiro de uma série de grandes eventos gastronómicos, que tiveram lugar, na Murtosa, no ano de 2013, realizados no âmbito do projeto, coordenado pelo Município e pela Universidade de Aveiro, denominado “Promoção dos Recursos Endógenos da Ria: Conhecer, Usufruir e Preservar”, co-financiado pelo PROMAR, que visa potenciar o aproveitamento e valorização das espécies piscícolas da Ria, congregando os agentes locais, nomeadamente a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” e os estabelecimentos de restauração do Concelho.
Como complemento, o artista plástico Abílio Guimarães assina a exposição de pintura, intitulada “A Ria”, patente ao público no Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas. O pintor Abílio Guimarães agradeceu o convite que lhe foi dirigido pela Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, para associar uma mostra de trabalhos seus à realização do Festival Gastronómico da Enguia da Ria, bem como o apoio da Câmara Municipal na concretização da exposição. Afirmando-se, há muito, um apaixonado pela Murtosa e pela Ria em particular, o artista percorreu, com os presentes as obras expostas, desvendando algumas histórias por detrás dos trabalhos. Diário de Aveiro |