O programa “Todos Cá Fora” organizado no âmbito do RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade) começa hoje. Instalações de arte urbana, street art, ações de rua/roll playing, exposição, jornal, conferência internacional, para além de uma campanha de comunicação com uso de suportes tradicionais, fazem parte das iniciativas de promoção das acessibilidades na cidade de Aveiro a decorrer de 14 de outubro a dezembro.
Ruas, praças, janelas e varandas da cidade vão ser o palco dos eventos programados pelo “Todos Cá Fora” que servirá ainda para assinalar o fim deste programa de acessibilidade para todos que o Município de Aveiro abraçou durante cerca de um ano.
O conjunto das ações do “Todos Cá Fora” apelam a uma cidade partilhável por todas as pessoas independentemente do seu modo de deslocação, das suas necessidades particulares, onde, como diz o principal slogan desta campanha, A diferença não é obstáculo à partilha da cidade.
“FORA! – Falta Ordem nas Ruas de Aveiro!” é uma das ações previstas para as ruas da cidade. Destinada aos automobilistas, a atividade visa chamar a atenção para situações de estacionamento incorreto. Serão colocados balões nos veículos que estiverem indevidamente estacionados e um desdobrável com conteúdos informativos sobre mobilidade no espaço público.
Outra atividade que será desenvolvida será “Sentir para crer. Interpelações” que consiste em ações de sensibilização destinadas aos peões para chamar a atenção para as questões de acessibilidade e mobilidade. Será adotada uma metodologia de role playing, na qual os peões serão convidados a experienciar a sensação de caminhar com uma venda nos olhos, com um carrinho de bebé, ou em cadeira de rodas, alertando para um conjunto de barreiras urbanísticas, arquitetónicas, sociais e culturais com que as pessoas com necessidades especiais, temporárias ou permanentes, se deparam no dia a dia.
A Rua Dr. Arlindo Vicente (nascente da Estação da CP) será intervencionada com a conceção e execução de uma pintura em asfalto da rua, em formato de banda desenhada, num cumprimento total de cerca de 40 metros.
10 edifícios da Rua João Mendonça verão as suas varandas e janelas “enfeitadas” com os “Estendais das Acessibilidades”, uma instalação artística efémera do Coletivo NORA. Diário de Aveiro |