O deputado Bruno Coimbra defendeu a análise e adoção de um novo modelo de gestão de resíduos que inclua uma perspetiva integrada do seu ciclo de vida. O parlamentar do PSD falava no plenário da Assembleia da República, na discussão de uma iniciativa do Grupo Parlamentar do CDS-PP, que recomenda ao governo a adoção de medidas de natureza regulatória, na gestão dos Resíduos Perigosos em Portugal, com vista a uma maior eficiência neste sector.
Sublinhando “a pertinência desta iniciativa”, Bruno Coimbra lembrou na sua intervenção que “a prevenção e a promoção e desenvolvimento de opções de reutilização e reciclagem são fundamentais para garantir um elevado nível de proteção da saúde pública e do ambiente”.
O parlamentar social democrata notou, a propósito, que o secretário de Estado do Ambiente determinara a realização de uma ação de controlo dos fluxos de movimentação de resíduos perigosos nos operadores de gestão de resíduos, estando prevista a sua operacionalização no terreno ainda este mês.
Bruno Coimbra referiu-se, por outro lado, à atualização em curso do Plano Nacional de Gestão de Resíduos, que contemplará linhas gerais de atuação para a gestão sectorial dos resíduos, e à proposta do Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos (PERSU 2020) que será apresentada pelo Governo em breve, e priorizou também a necessidade de avançar na área dos solos contaminados. Diário de Aveiro |