A Eurodeputada do PSD Regina Bastos diz que é preciso otimizar as potencialidades do mercado interno. Numa intervenção sobre o futuro do Espaço Económico Europeu, a eurodeputada aveirense iniciou a intervenção lembrando que o acordo que criou o Espaço Económico Europeu foi assinado há 21 anos, defendendo que esse acordo “permitiu que o Mercado Interno se alargasse aos três países da Associação Europeia de Comércio Livre, Islândia, o Liechtenstein e a Noruega” e “que as relações económicas e comerciais entre as partes se tornassem mais fortes.”
A eurodeputada acrescentou que “para se ter a noção da grandeza e do sucesso deste Espaço Económico, basta atentar que em 2012 o valor das transações comerciais foi de 160 mil milhões de euros”, salientando ainda que "duas décadas depois da assinatura do acordo, San Marino, Andorra e Mónaco manifestam vontade de fortalecer as suas relações com a UE".
Regina Bastos refere que “a ampliação do mercado interno vai reforçar o crescimento económico de todos os participantes, podendo ser um fator positivo para o crescimento económico e a criação de emprego”.
Concluiu a sua intervenção frisando que “é chegada a hora de a União Europeia avaliar, agir e decidir”; “avaliar o funcionamento do Espaço Económico Europeu; agir eliminando lacunas e colmatando insuficiências e apostando na criação de condições para otimizar as potencialidades do Mercado Interno; e decidir pelo reforço consistente e coerente das relações com San Marino, Andorra e o Mónaco”. Diário de Aveiro |