A Autoridade Nacional de Proteção Civil agendou para esta sexta-feira um exercício público de preparação para o risco sísmico. Deixa o apelo aos cidadãos para que às 11h10 participem no exercício “A Terra Treme” que pode ser executado de modo individual ou coletivo. É um exercício de um minuto que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
O exercício, que pode ser feito em todo o país, ajudará a população a conhecer e praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo. Baixar, proteger e aguardar são os três gestos propostos.
Durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra).
Deverão proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente. Por fim, aguardar até que a ‘terra pare de tremer’.
O objetivo de “A Terra Treme” passa, sobretudo, pela promoção da informação e mobilização da sociedade civil para a adoção de comportamentos adequados de auto-proteção em caso de ocorrência de sismo. Diário de Aveiro |