AVEIRO: ARTISTA DOS EUA VENCE BIENAL DE CERÂMICA ARTÍSTICA.

Uma artista Norte Americana venceu o concurso “Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro”. O primeiro prémio foi entregue a Heidi Preuss Grew, dos Estados Unidos da América, com as obras “Der Schabernack” e “The Duchess”. Heidi Preuss Grew é uma artista e docente que vive e trabalha em Salem, Oregon.

Iniciou a sua formação avançada na Universidade de Illinois em Champaign-Urbana, onde obteve licenciaturas (BA e BFA) em História da Arte, Línguas Germânicas e Literatura, e Artesanato. Continuou os seus estudos na Universidade de Ohio, em Athens, completando o seu mestrado em 1997. Preuss Grew deu aulas na Escola do Instituto de Arte de Chicago antes de sua nomeação, em 1999, para o corpo docente da Willamette University, onde é, atualmente, Professora Associada de Arte.

O segundo prémio foi atribuído à dupla Vítor Santos e Sónia Borga, de Portugal, com “Utopia”. Em terceiro lugar ficou a obra “Saudade”da autoria de Emília Emileva, da Bulgária.

As obras vencedoras estão expostas no Museu de Aveiro até 10 de novembro, integradas na exposição dos trabalhos da “Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro”.

O júri, constituído por Paula Matos (responsável pelo desenvolvimento dos Projetos Históricos e Especiais na Fábrica de Porcelana da Vista Alegre); Jorge Frade (professor Catedrático no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro) e Francisco Laranjo (diretor da Faculdade de Belas Artes do Porto), decidiu, também por unanimidade, atribuir seis menções honrosas a “Balanced Turn I, da autoria de Jon Middlemiss, de UK; “V-Vessel” e “A-Vessel”, da autoria de Sílvia Granata, de Itália; “Labirinto Ar Fechada”, da Autoria de Esmilio, de Espanha; “Casulos”, da autoria de Rita Gonçalves, de Portugal; “Kneaded Memory”, da autoria de Dalila Gonçalves, de Portugal e “Cup Head”, da autoria de Emgaa, de Espanha.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt