TIAGO ALMEIDA PREOCUPADO COM O DECRÉSCIMO DO NÚMERO DE ALUNOS A ENTRAR NO ENSINO SUPERIOR.

Na semana em que se vive a recepção aos caloiros na Universidade de Aveiro (UA), o Presidente da Associação Académica da UA fala do decréscimo do número de alunos inscritos para o ano lectivo 2013-2014.

Tiago Almeida diz-se preocupado e aponta as questões financeiras e demográficas como principais razões para este decréscimo.

"Vejo sempre com alguma preocupação, sobretudo porque precisamos, cada vez mais, de estudantes no ensino superior. Isto porque existe a estratégia Europa 20-20, que pretende que em 2020 tenhamos 40% de pessoas na faixa etária entre os 30 e 34 anos com diploma de ensino superior e estamos ainda muita aquém de cumprir esses valor. Este decréscimo só demonstra que é completamente impossível chegarmos a esse nível. É preciso ainda notar que para além das questões económicas, que acredito que é a principal razão para o afastamento dos estudantes no ensino superior, também existe uma questão demográfica: o envelhecimento da população, cada vez mais existe essa lógica de menos pessoas entrarem no ensino superior, o que naturalmente leva a que se tenha de repensar a oferta formativa nacional”, explica o líder associativo.

O número de alunos admitidos no Ensino Superior público foi o mais baixo dos últimos seis anos, cerca de menos 3 mil que no ano passado. Desde 2010 que o número de novos estudantes no Ensino Superior tem vindo a diminuir. A tendência acentuou-se neste ano lectivo.

A UA acolhe este ano 1824 novos alunos, ficaram por preencher 125 vagas.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt